Conectado como:
filler@godaddy.com
Conectado como:
filler@godaddy.com
É licenciado em Gestão e Planeamento em Turismo pela Universidade de Aveiro, Mestre em Património e Turismo pela Universidade do Minho e Doutorado em Novos Recursos e Sustentabilidade em Turismo pela Universidade de Salamanca. Desempenhou funções técnicas e de chefia em organizações públicas de promoção turística regional no Norte de Portugal ao longo de mais de 15 anos e exerce atualmente as funções de Professor Auxiliar (com exclusividade) na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e investigador no Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD). Tem tido uma participação editorial regular como revisor na revista Tourism Management Perspectives (Elsevier) e desenvolvido investigação em áreas que se relacionam com o turismo, com ênfase em temáticas que envolvem o estudo do enoturismo, da navegabilidade, da governança, entre outros, aplicando metodologias de análise de dados qualitativas (e.g. análise de texto) e quantitativas (e.g. econometria espacial; análise de redes).
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília. Atua desde 2014 no Ministério do Turismo, especificamente na área de turismo sustentável. Atualmente lotada na Coordenação-Geral de Turismo Responsável, trabalha com foco no fortalecimento de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do turismo gastronômico brasileiro.
Pós-doutoranda em Turismo na UTAD, doutora em Política e Gestão da Sustentabilidade pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da Universidade de Brasília (UnB) com Doutorado Sanduíche financiado pela CAPES junto ao Centre de Coopération Internationale en Rechérche Agronomique pour le Développement (CIRAD) em Montpellier (França) e mestra em Turismo (UnB). Professora efetiva de gastronomia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasiília (IFB) e líder do Foodies - Grupo de Pesquisa em Inovação, Educação Empreendedora e Sustentabilidade Aplicadas à Gastronomia e ao Turismo (CNPq/IFB). Graduada em Gastronomia pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB) e especialista em Gestão de Negócios pelo IBMEC-DF. Idealizadora do food lab Comida pra Pensar e curadora do projeto Cerrado no Prato. Coordenadora do projeto Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil (MTUR/IFB).
Graduada em Turismo e pós-graduada em Gestão Pública. Em seus mais de 20 anos atuando no setor de turismo, passou por diversos cargos, inclusive de sócia-fundadora de uma agência de viagens, hoje está no setor público como Coordenadora de Produção Associada ao Turismo, na Coordenação-Geral de Turismo Responsável do Ministério do Turismo, contribuindo para o desenvolvimento do Turismo Gastronômico e Rural no Brasil, acreditando sempre no
turismo como uma importante atividade econômica e nas potencialidades do seu país para se tornar um destino de excelência e com vantagens competitivas.
Professor Catedrático (Titular) do Departamento de Economia, Sociologia e Gestão da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Licenciado em Engenharia Agronómica, Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa (1978). Mestre e Doutor em Educação Contínua e Vocacional, especialidade de Extensão Educativa, pela Universidade de Wisconsin-Madison, EUA (1984/1986). Investigador e Coordenador de Projetos de Investigação nas áreas da Extensão Educativa e do Desenvolvimento Rural. Foi Coordenador do primeiro Curso de Mestrado criado na UTAD, o Mestrado em Extensão e Desenvolvimento Rural, e Diretor do Curso de Mestrado Internacional em Gestão do Desenvolvimento Rural. Autor de mais de uma centena de publicações. Tem dado colaboração docente noutras instituições académicas, no país e no estrangeiro.
Mestra em Turismo pelo Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília. Especialista em Docência em Gastronomia pela Faculdade de Tecnologia em Hotelaria, Gastronomia e Turismo de São Paulo. Pesquisadora de gastronomia, identidade e cultura alimentar vinculada ao Foodies - Grupo de Pesquisa em Inovação, Educação Empreendedora e Sustentabilidade Aplicadas à Gastronomia e ao Turismo (CNPq/IFB). Professora do ensino básico, técnico e tecnológico da área de gastronomia do Instituto Federal de Brasília - IFB desde 2012. Atualmente é coordenadora da área da gastronomia e do curso superior Tecnologia em Gastronomia do IFB Campus Riacho Fundo. Autora do livro O Burburinho da Feira: Uma História de Comensalidade e Hospitalidade. Atuou na área de Gestão de Alimentos e Bebidas, Produção e Comercialização de Alimentos e Captação e Promoção de Eventos.
Sociólogo político e socioambiental. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (UnB) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Fundador do LETS - Laboratório de Estudos em Turismo e Sustentabilidade (CNPq/UnB).
Docente voluntária no Instituto Federal de Brasília - IFB, Campus Brasília, no curso de Tecnologia em Eventos. Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília e Bacharel em Turismo pelo Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB), realizou pesquisas e trabalhos no âmbito do patrimônio cultural latinoamericano. É pesquisadora do projeto “Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil”, uma parceria entre o IFB e o Ministério do Turismo.
Doutora em Desenvolvimento, Sociedades e Territórios pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Bolseira de investigação no INESC TEC no projeto PROMOTOURVR: Promoção de destinos turísticos com meios imersivos multissensoriais. A sua investigação foca-se em Marketing Digital, em particular focada no setor do turismo. Professora na UTAD desde 2017.
Mestrando em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Pós Graduado em Gestão em Segurança dos Alimentos pelo SENAC SP, Graduado em Gastronomia no centro de formação internacional Alain Ducasse Formation(ADF), Técnico em Cozinha pelo SENAC RJ. Professor e Coordenador Instituto Federal Fluminense e Ecochef Instituto Maniva. Também é pesquisador do projeto Escola de Comida, autor da página Guterman Gastronomia e escreve junto com a professora-pesquisadora Vanessa Santos o blog Comida RJ/CE.
Graduação em Gastronomia e Psicologia. Mestre em Psicologia UCB. Doutoranda em Psicologia (Cultura Contemporânea e Relações Humanas) pela Universidade Católica de Brasília. Professora do ensino básico, técnico e tecnológico da área de Gastronomia do Instituto Federal de Brasília - IFB desde 2018. Pesquisadora de gastronomia, gênero e cultura alimentar vinculada ao Foodies - Grupo de Pesquisa em Inovação, Educação Empreendedora e Sustentabilidade Aplicadas à Gastronomia e ao Turismo (CNPq/IFB). Desenvolveu o projeto "Selo Estabelecimento protegido COVID-19", certificação para estabelecimentos do setor de bares e restaurantes, mediante capacitação em boas práticas com ênfase no controle do Novo Coronavírus em 2019. Atuou nas disciplinas de Desenvolvimento de Cardápios, Ambientação Profissional, Cozinha Internacional e Cozinha Brasileira. Atualmente é Coordenadora do Projeto LimãoLimonada que integra o programa nacional IF+ Empreendedor.
Doutoranda em desenvolvimento sustentável e professora colaboradora na Universidade de Brasília (UnB). Mestre em gestão de turismo pela Universidade de Alicante (Espanha), especialista em relações internacionais pela UnB e bacharel em turismo pela UFPR, tem mais de 20 anos de atuação com políticas públicas e cooperação internacional. Desde 2019, é CEO da consultoria Amplia Mundo e desenvolve programas de capacitação profissional com parceiros brasileiros e estrangeiros.
Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Pará-UFPA (2005), Mestre (2009) e Doutora (2021) em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí. Docente e pesquisadora do Instituto Federal do Tocantins- IFTO. Há 15 anos atua na organização de eventos e roteiros gastronômicos e há uma década dedica suas pesquisas a cultura, alimentação e turismo gastronômico.
Doutora em Direção e Planeamento do Turismo pela Universidade de Vigo. Investigadora Doutorada na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro no projeto PROMOTOURVR : Promoção de destinos turísticos com meios imersivos multissensoriais. Professora na UTAD e na Universidade de Vigo desde o 2013.
Nutricionista. Doutora em Nutrição pela Universidade de Brasília. Mestre em Nutrição pela Universidade de Brasília. Especialista em Gastronomia e Saúde pelo Centro de Excelência em Turismo. Pesquisadora com atuação em projetos na área de alimentos funcionais, alimentação saudável, desenvolvimento de receitas e análise sensorial de alimentos. Professora do ensino básico, técnico e tecnológico da área de gastronomia do Instituto Federal de Brasília - IFB desde 2012. Desenvolveu o projeto "Selo Estabelecimento protegido COVID-19": certificação para estabelecimentos do setor de bares e restaurantes, mediante capacitação em boas práticas com ênfase no controle do Novo Coronavírus em 2019. Atuou nas disciplinas de Higiene e Segurança Alimentar, Restrições Alimentares, Gastronomia Funcional e Análise Sensorial de Alimentos.
Diretora do Departamento de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Turismo do Ministério do Turismo.
Bacharel em Turismo e especialista em Marketing e Cadeia de Valor pelo Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, possui treze anos de experiência em elaboração e gerenciamento de projetos nas áreas de turismo e desenvolvimento produtivo. Atualmente é Coordenadora-Geral de Turismo Responsável do Ministério do Turismo, onde é servidora concursada desde 2008. Atua na coordenação técnica do Programa Nacional de Turismo Gastronômico.
Mestre em Turismo pelo Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília. Especialista em docência do ensino superior pela UCAM (2014). Graduado em Gastronomia pelo Centro Universitário Euro-Americano (2008). Docente e pesquisador da área da gastronomia do Instituto Federal de Brasília. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase de Cultura, Lazer e Gastronomia.
Tecnólogo em Processamento de Dados; Administrador de Empresas; MBA em Planejamento, Marketing e Gestão no Turismo; Mestre em Desenvolvimento. Possui cursos de especialização nas áreas de liderança, gestão, empreendedorismo em instituições como Fundação Dom Cabral, AMANA KEY, Fundação Barcelona Media (Espanha), Universidade das Ilhas Baleares (Espanha), Agência Inova (Portugal). Atua em projetos para fomento ao empreendedorismo, desenvolvimento regional, gestão empresarial, inovação e competitividade desde 1994, quando inicia sua trajetória profissional no Sebrae Bahia. A partir de 2012 inicia trajetória na área de assessoria estratégica para empresas e destinos turísticos, atuando como coordenador de dezenas de projetos. Atuou como Secretário de Turismo de Porto Seguro no período 2017/2018, dirigente na Associação Nacional de Secretários Municipais de Turismo (Anseditur). Recentemente na área hoteleira teve a oportunidade de atuar como Diretor Executivo do Grupo Porto Seguro de Hotéis e Resorts. Consultor do Programa Nacional de Turismo Gastronômico (MTUR/Unesco)
É Doutora em Turismo pela Universidade de Aveiro, Mestre em Desenvolvimento Turístico Inovador e Licenciada em Turismo pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). É autora e coautora de artigos e comunicações nacionais e internacionais sobre desenvolvimento do turismo, turismo gastronómico e enoturismo. Também tem participado em diversos projetos de pesquisa em turismo.É membro integrado no CETRAD, UTAD, Vila Real, Portugal.
Prospectivas para o Turismo Gastrônomico no Brasil
Copyright © 2022 Projeto Prospectivas para o Turismo Gastrônomico no Brasil (IFB/MTUR) – Todos os direitos reservados.
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.